OSTEOMIELITE

O QUE É OSTEOMIELITE?

É uma infecção óssea, pode ocorrer quando bactérias ou fungos invadem um osso.

As infecções ósseas podem ocorrer repentinamente ou desenvolver-se durante um longo período de tempo. Se não forem devidamente tratadas, as infecções ósseas podem deixar um osso permanentemente danificado.

Biofilme em Prótese de Ombro

O QUE CAUSA OSTEOMIELITE?

Muitos organismos, mais comumente Staphylococcus aureus , viajam pela corrente sanguínea e podem causar uma infecção óssea. Uma infecção pode começar em uma área do corpo e se espalhar para os ossos através da corrente sanguínea.

Os organismos que invadem uma lesão grave, corte profundo ou ferida também podem causar infecções nos ossos próximos. As bactérias podem entrar no seu sistema em um local cirúrgico , como o local de uma prótese de  quadril ou reparação da fratura óssea . Quando seu osso se quebra, as bactérias podem invadir o osso, levando a osteomielite.

QUAIS OS SINTOMAS DA OSTEOMIELITE?

Normalmente, o primeiro sintoma a aparecer é dor no local da infecção. Outros sintomas comuns são:

• Febre e calafrios;
  • Vermelhidão na área infectada;
  • Irritabilidade ou geralmente sensação de indisposição;
  • Drenagem no local;
  • Inchaço na área afetada;
  • Rigidez ou incapacidade de usar um membro afetado;

COMO DIAGNOSTICAR A OSTEOMIELITE?

O médico pode usar vários métodos para diagnosticar sua condição se tiver algum sintoma de infecção óssea. Eles realizarão um exame físico para verificar o inchaço, dor e descoloração . Seu médico pode solicitar testes laboratoriais e de diagnóstico para determinar a localização e extensão exatas da infecção.

É provável que o médico solicite um exame de sangue para verificar se os organismos causam a infecção. Outros testes para verificar se as bactérias são esfregaços de garganta , culturas de urina e análises de fezes.

Outro possível teste é a cintilografia óssea , que revela a atividade celular e metabólica em seus ossos. Usa um tipo de substância radioativa para destacar o tecido ósseo. Se a verificação óssea não fornecer informações suficientes, você pode precisar de uma ressonância magnética. Em alguns casos, uma biópsia óssea pode ser necessária.

Contudo, uma radiografia simples de osso pode ser suficiente para o seu médico determinar o tratamento adequado para você.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA OSTEOMIELITE?

Existem várias opções que seu médico pode usar para tratar sua infecção óssea.

Os antibióticos podem ser tudo o que é necessário para curar sua infecção óssea. O seu médico pode administrar os antibióticos por via intravenosa  se a infecção for grave. Talvez você precise tomar os antibióticos por até seis semanas.

Às vezes as infecções ósseas requerem cirurgia, se você necessitar de uma cirurgia, seu cirurgião removerá o osso infectado e o tecido morto e drenará qualquer abscesso.

Se você tem uma prótese que está causando a infecção, seu médico pode removê-la e substituí-la por uma nova. Seu médico também removerá qualquer tecido morto perto ou em torno da área infectada.

Limpeza Cirúrgica (debridamento)
Implantação de Biovidro (espaço morto)
Cobertura Muscular (retalho)

QUEM CORRE RISCO PARA OSTEOMIELITE?

Existem algumas condições e circunstâncias que podem aumentar suas chances de osteomielite, tais como:

• Doenças diabéticas que afetam o fornecimento de sangue aos ossos
  • Uso de drogas intravenosas
  • Hemodiálise , que é um tratamento usado para doenças renais
  • Trauma no tecido que envolve o osso
  • Articulações artificiais (próteses) que se tornou infectada
  • Doença falciforme
  • Doença arterial periférica
  • Fumantes

QUAL A PERSPECTIVA A LONGO PRAZO?

A maioria dos casos de osteomielite são tratáveis. Infecções crônicas do osso, no entanto, podem levar mais tempo para tratar e curar, especialmente se exigirem cirurgia. O tratamento deve ser agressivo. A perspectiva para esta condição é boa se a infecção for tratada com antecedência.